Lucrar não é sorte, é gestão

black android smartphone turned on screen
black android smartphone turned on screen

Você já deve ter pensado em algum momento que alguém teve sorte nos negócios e por isso conseguiu escalar sua empresa. Mas já parou para analisar os processos e entender o caminho trilhado até o lucro? Pois é, o lucro é consequência de escolhas conscientes, processos bem definidos e controles sobre o caixa. Neste texto te mostrarei que sucesso não é obra do acaso.

De forma simples, “Lucro = Receita Total - Despesas Totais”. Entretanto, não se engane, há uma complexidade e a chave está em saber o que realmente entrou e saiu do caixa. É nesse ponto que empreendedores pecam ao supor que possuem o real controle daquilo que movimentam. Um bom faturamento, por exemplo, pode não resultar em lucratividade porque as despesas estão fora de controle.

Uma boa gestão financeira passa por controlar custos, monitorar margens, otimizar processos e tomar decisões com base em dados financeiros estruturados. Empresas que assumem isso deixam de operar no escuro e começam a caminhar rumo a estabilidade e crescimento.

Segundo dados do Serasa Experian, em dezembro de 2024, o Brasil registrou cerca de 6,9 milhões de empresas inadimplentes, o que representa 31,6% de todas as companhias do país. Mas sabe o que é ainda mais preocupante? Das 6,9 milhões, 94% são micro e pequenas empresas, o que evidencia a vulnerabilidade desse segmento. Você está nos 31,6% ou nem sabe como está sua saúde financeira?

A organização financeira é fundamental para a sobrevivência do seu negócio e podemos te ajudar. A Cathus te ajuda a identificar os pontos críticos que impedem sua empresa de lucrar com consistência. Dê o primeiro passo, faça agora seu diagnóstico gratuito ou agende uma conversa com a gente e transforme sua gestão em vantagem competitiva.

Entre em contato conosco!

Faça seu orçamento gratuito